sábado, 27 de dezembro de 2008

CHESS FESTIVAL STARTS IN GJØVIK-Noruega


Um dos maiores festivais de xadrez será realizado na Noruega no período de de 29 dezembro a 7 janeiro, em ocasião do 100 º aniversário da Gjovik Xadrez Clube.

O torneio é um semiopen tem seis grandmasters com mais de 2600, com o campeão europeu reinantes no topo: Tiviakov (NED) 2686, Savschenko (RUS) 2648, Malakhato (BEL) 2633, Korneev (RUS) 2623, Mchedlishvili (GEO) e 2615 Bartel (POL) 2602, seguido pelos GMs Kulaots (EST) 2556, Gopal (IND) 2548, de Firmian (E.U.A.) 2545 e Kveinys (LTU) 2533.

A maior MI nominal do torneio é do próprio Clube Jon Noruega Ludvig Hammer (18), que tem 2522 e luta por sua final norma de GM.
A grande empresa norueguesa Aker internacional tornou-se o principal patrocinador do festival Gjovik xadrez.

O "Aker Chess Challenge" vai chamar a atenção como um evento principal do xadrez mundial durante os primeiros cinco dias de 2009.For mais informações, consulte sempre o website do festival.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Regras do Blog

Se o cara se identificar, pode falar mau de quem quiser ou o que vier na telha, que eu vou deixar a postagem aqui, mais ofender alguém sem se identificar eu não vou deixar.

Temporariamente esta sem anonimos.

Copa Helio da Motta Filho



A Associação Leopoldinense de Xadrez - ALEX, tradicional clube de xadrez do Rio de Janeiro, realizou, entre os dias 09 e 17 de dezembro, mais um Torneio Internacional na sua sede na rua Álvaro Alvim, no Centro do Rio de Janeiro. A Copa Helio da Motta Filho, que prestigia um dos seus fundadores e contou com a presença de três Mestre Internacionais. O campeão foi o MI sueco Dan Cramling que ganhou no desempate do MI argentino Leandro Perdomo; em terceiro lugar ficou o outro MI do torneio, o espanhol Horacio Saldaño.
Muito boa a iniciativa da ALEX, e o atleta que ficou mais perto da norma foi o MF Alberto Pinheiros Mascarenhas, que já foi um dos mais fortes atletas do Rio de Janeiro e detentor de vários títulos importantes e parece estar voltando a velha forma, uma pena seria se o mesmo tivesse conseguido a pontuação necessária para a norma de MI, pois pelas regras da FIDE sua norma não seria valida, uma vez que seria necessário ele ter jogado com 5 titulados, isso foi um serio erro da organização que nos parece achar que sabe tudo, e não tem a humildade, de perguntar, ou conseguir alguém que possa ler e interpretar corretamente as regras da FIDE.
O organizador do evento poderia ser processado pelos dois MFs que participaram do evento,pois ambos não teriam como fazer norma , mais obviamente isso não acontecera pois o mesmo cometeu o erro sem dolo, foi apenas falta de experiência mesmo, caso a ALEX queira organizar outro torneio pra norma de MI me coloco a disposição, para explicar o que é necessário para o torneio não ter erros sérios, mais a ALEX, não tem culpa pois acreditou no organizador, mais o cumprimento das regras da FEXERJ, com o envio do respectivo oficio registrando o torneio, teria evitado esse desconforto, pois o Vice Presidente Administrativo, AN Marcelo Einhorn, com a relação oficial dos participantes teria alertado o clube do problema, pois o referido dirigente entende das regras da FIDE.
Classificação final do torneio:1º lugar MI Dan Cramling (SUE) 2399 - 7,52º lugar MI Leandro Perdomo Leandro (ARG) 2390 - 7,53º lugar MI Horacio Saldaño (ESP) 2457 - 7,04º lugar MF Alberto Mascarenhas (BRA) 2228 - 5,55º lugar Jorge Chaves(BRA) 2053 - 4,56º lugar MF Carlos Fontes (BRA) 2222 - 3,57º lugar Celso Santos (BRA) 2134 - 3,08º lugar Jose Chauca (PER) 2185 - 2,59º lugar Jose Maia (BRA) 2139 - 2,010º lugar Kleber Victor (BRA) 2103 - 2,0

Obs: Meu amigo Maia vai perder mais uns pontinhos de rating FIDE.

sábado, 13 de dezembro de 2008

O que nosso jogo tem a ver com sonho e realidade?

Artistas, líderes, educadores e praticamente qualquer pessoa em qualquer área podem melhorar o nosso mundo através de criatividade e imaginação. Então, o que tem isso a ver com xadrez? Tudo! Xadrez contribui para uma criança desenvolver a sua imaginação. Afinal não estamos apenas a olhar para um tabuleiro com 64 quadrados e um monte de peças que podem movimentar-se de maneiras diferentes .
Como as peças tomam o seu lugar no campo de batalha, posições, estratégias, aproveitamento de oportunidades, mas tudo somente acontece se você consegue vê-los em sua mente.Como uma pessoa melhora, na vida e no xadrez, quando começa a reconhecer padrões e torna-se capaz de planejar ataques futuros. A maneira de ganhar um jogo de xadrez está a planear uma estratégia e seguir até concluí-la. Você deve ser capaz de imaginar qual o seu objetivo e, em seguida, tomar as medidas necessárias para realizá-lo. Aplicar esta técnica a todos os aspectos de sua vida e você será um vitorioso. Decida o que você quer alcançar, defina a meta e, em seguida, faça o necessário para que isso aconteça. Talvez você tenha uma idéia nova, as possibilidades são infinitas e estão sob seu controle. Se nós podemos ensinar aos nossos filhos que está tudo bem, e que ele deve sonhar e que os sonhos podem se tornar realidade, podemos bem estar a olhar uma próxima geração, que esta pronta para vencer!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

$250 mil euros de premiação



Pearl Primavera Super GM Torneio será jogado de 10 a 22 dezembro, 2008 em Nanjing, China.

Os jogadores que participam do evento são:
Veselin Topalov da Bulgária (rating Elo 2791, classificado em primeiro lugar no mundo)Vassily Ivanchuk provenientes da Ucrânia (Elo rating 2786, raked terceiro no mundo)Levon Aronian da Armênia(rating Elo 2757, classificado em sétimo do mundo)Sergei Movsesian da Eslováquia(rating Elo 2732, décimo terceiro classificado no mundoPeter Svidler provém da Rússia (rating Elo 2727, classificou no décimo sétimo do mundo)Bu Xiangzhi da China (rating Elo 2714, classificado na vigésima-sexta do mundo).

pagina do evento: clique aqui

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Maior Festa do Xadrez do Rio de Janeiro

O Clube de Xadrez Grande Roque conquistou o tricampeonato 2006/2007/2008 do Campeonato Estadual por Equipes do Rio de Janeiro (Classe A), realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2008, na sede da AABB-Tijuca. É o sétimo título do CXGR, pois já tinha também conquistados estaduais por equipes em 1998, 1999, 2001 e 2003. O CXGR montou uma super equipe que seria favorita contra a atual equipe Olímpica Brasileira, o vice campeonato foi para o PSXC que montou uma equipe com 3 Mestres Internacionais, mais que não conseguiram segurar o super time do CXGR, o MF Eduardo Arruda comentou que no match decisivo o 4º empatou bem e o MI LImp deixou escapar a vitoria e na mesa um e mesa 2 as partidas estavam equilibradas mais os Atletas do CXGR tinham grande vantagem no tempo, o que foi decisivo para a vitoria do CXGR . E no match de mendes a mesma coisa, e na mesa um o Silvio Oliveira solicitou tablas pela regra do 10.2 em posição que somente ele tinha chances reais de vitoria dois peões, bispo e torre contra par de torres, empate erradamente não decretado.
Ficou claro que o ritmo reduzido atrapalhou as equipes do PSXC e de Mendes, ( o 1º e o 2º tabuleiro do PSXC, nunca tinham jogado com 61 minutos ko. em, terceiro veio o CXM que deu um olé ganhando a B e a C e faturando o bi do troféu geral do interclubes.
resultados em: http://www.fexerj.com.br/ ou http://cxmendes.blogspot.com/



(Interclubes Classe A JTC X TTC.)


Mais a maior comemoração realmente e a volta do Tijuca Tênis Clube as competições oficias e mais uma vez os enxadristas cariocas poderão jogar no tradicional salão de xadrez do TTC onde em breve será realizado o Campeonato carioca.
Parabéns ao novo diretor de Xadrez e lhe desejo muito sucesso.



O JTC também volta as competições oficiais.