quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fantasmas - Recordar e Viver

O Maia mais uma vez Fala do Torneio IRT Memorial Djalma Baptista Caiafa, ( clique aqui )

E no site da FEXERJ lemos:

"Querem voltar com esquema de Rating!
A volta dos famosos "fantasmas" nos assombra novamente! Cadê a ética dos árbitros titulados? Quem está assinando mapas de torneios suspeitos? A FEXERJ não aceita essas deploráveis ações! "

IRT Memorial Djalma Baptista Barata. (fide: Clique aqui )
Datos tecnicos:

Director: Waldemar Sebastião da Costa
Chief Arbiter Friedrich Alfred Salamon
Deputy Arbiter Edinilda Florentino Pimentel
Organizer Federacao de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro - FEXERJ

Participantes:

2100207 Limp, Eduardo Thelio BRA
2122200 Medeiros Jr, Jorge Luiz Cabral BRA
2100940 Guimaraes, Wagner Peixoto BRA
2100916 Cunha, Eduardo Arruda BRA
2101068 Diniz, Elci Pereira BRA
2106167 Beringuy, Alexandre Jose BRA
2122219 Reboredo, Maximiano Goncalves BRA
2102099 Novais, Fabio Lopes BRA
2122235 Silva, Celso Renato Rodrigues BRA
2101041 Martins, Jose Felix P. BRA
2101050 Vieira, Icaro Antonio BRA

Para esclarecer, A Casa do Waldemar Costa era na verdade a sede registrada na JCERJ do PSXC e não o JTC, quem ataca esse torneio na verdade ataca todas as pessoas que jogaram o torneio, mais o Diretor e os Arbitros, todos os acima existem e não são fantasmas e o torneio foi jogado normalmente sem nenhum tipo de esquema.

Eu mais os Senhores José Felix e Icaro Vieira, tivemos nosso primeiro rating FIDE em torneio realizado em Mangaratiba onde o Arbitro foi o Sr. Ricardo de Souza Barata.

É importante relembrar a Postagem de nº 41 do Blog do Maia

"Como sou ardoroso defensor da dialética e do contraditório posto aqui um comentário efetuado pelo Sr. Rogério:

"Para esclarecer os Veteranos do PSXC que o Sr. Marco sutilmente acusa de estar macumulados com o Sr. Eduardo Arruda são: Friedrich Alfred Salamon ( Arbitro do torneio que este blog acusa de não
existir)grande Benemérito da CBX, FEXERJ e PSXC e o Jornalista Waldemar Costa ( Diretor do torneio que este blog acusa de não existir) grande Benemérito do PSXC e pessoa a quem o Sr. Marco no desespero de perder a eleição atacou,vivemos n democracia e as pessoas deveriam apreender a perder, fica claro que as atitudes do ex presidente do PSXC e do Dono do Blog são políticas.
Alem de atacarem a honra e a moral de Jogadores como Eduardo Limp e Wagner Guimarães.
O Sr. Marco teve uma atuação modesta a frente do PSXC e em alguns messes a nova diretoria fez tantas coisa que não tem nem como comparar.
Obs:Quero ver se o dono do Blog dará a essa nota o destaque que dá quando alguém ataca a FEXERJ, ou o Sr. Eduardo Arruda"

Agora a bolinha de pingue-pongue do processo dialético está comigo. Vamos lá:
1)Este blog nunca acusou(palavra forte) de não existirem árbitro e diretor do torneio porque simplesmente não divulgaram o nome dos mesmos, sacou? Se não divulgam (princípio obrigatório da transparência) começam as especulações;

2)Tenho o maior respeito pelo Sr. Salamon (a quem tenho muita saudade nos torneios. Ah que saudade do velho Salamon!), pelo Sr. Valdemar Costa (a quem não conheço pessoalmente mas cujos registros históricos do xadrez do RJ merecem todo o louvor. Aliás ele e Jorge Chaves preenchem uma lacuna que, na minha opinião, deveria ser obrigação da Fexerj)e pelo Sr. Eduardo Limp que é meu habitual professor! Além do Wágner Peixoto, meu carrasco nos tabuleiros e que, na minha opinião, é um bom paradigma em algumas questões;

3)O Sr. Rogério cita as palavras democracia e política. A primeira em referência à eleição no PSXC, numa conotação positiva. A segunda, referente às minhas atitudes numa conotação negativa. Afinal, o que é Política (maiúscula proposital) para o caro Sr. Rogério? Os meus comentários neste blog são atos Políticos? o evento no PSXC é um ato Político? os editorias no site da FEXERJ são atos Políticos? Política está relacionada somente a interesses de poder? ou relaciona-se também às consequências do exercício do poder (circunscrito a uma certa "polis" que no nosso caso é a atividade de xadrez no Estado do RJ e seus praticantes)? e o tal do "poder", o que é?
Os americanos, práticos, costumam dizer que "o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas". Assim, o ato Político possui dois aspectos: um interesse e uma decisão.Se alguém deseja influenciar ou modificar o comportamento das pessoas, esse alguém tem um interesse que deseja ver implementado pela modificação pretendida, seja ele ditado por conveniências pessoais, de grupo, religiosas, morais,etc. O objetivo configurado pelo interesse só pode ser alcançado por uma decisão que venha a alterar o comportamento das pessoas-seja esta decisão imposta, consensual, de maioria,etc.
Podemos (e devemos) atuar Politicamente para procurar alterar a situação, se ela contraria nosso interesse, mesmo que este interesse não tenha conteúdo material, mas sim de natureza MORAL OU ÉTICA. Cada ato nosso do dia a dia ou cada maneira de ver as coisas está sempre à luz de uma Política. Se eu só ando de táxi mas penso nos milhares de portadores de deficiência que dependem de transporte coletivo eu penso Política, primeiro estágio para entrar num processo Político que vise à conscientização dos gestores públicos sobre a adaptação dos transportes coletivos.
Quando muitos no amado xadrez do Estado do RJ dizem: "Não sou político, estamos apenas pensando em cuidar do nosso clube" ou "estou apenas querendo jogar xadrez", na verdade têm uma visão míope ou são muito comodistas. Mas na verdade estão fazendo Política. O apolítico não existe!
Política vem de "polis" que significa (mais ou menos) "cidade" em grego antigo. Nossa "polis" é a coletividade do amado Xadrez do Estado Do Rio De Janeiro (federação, clubes, jogadores). Então se Huguinho ganha a eleição de Luizinho no Clube Donald de Xadrez do RJ, isto é um fato que interessa à "Polis"? depende, né?
POLÍTICA é qualquer ato voltado ao interesse da nossa "Polis", no sentido mais lato (talvez eu seja ingênuo de achar que haja efetivamente este sentido).

Mas eu gostei muito do comentário do Sr. Rogério. Outros serão bem-vindos!

Quero agora resgatar um comentário do Sr. Euci em um dos posts: "Só tenho uma pergunta a lhe fazer, você foi no CLUBE para verificar se esses jogadores existem ou não?" Agora vem cá: se eu tivesse ido eu não ia bater com o nariz na porta? afinal, foi jogado no clube ou na casa do Sr. Valdemar (nada contra isso!)?

Ufa, cansei, prefiro postar as composições de Mattison!!
Postado por Maiakowsky às 10:32 6 comentários:
Carlos disse...
Somente para esclarecer, a sede do PSXC é na casa do Jornalista Waldemar Costa, embora os jogadores do torneio tenham visitado o Clube que por sinal falam que é muito agradável, o torneio foi jogado no JTC.

O PSXC tem alvará de funcionamento e nas segundas feiras tem sempre torneio em sua sede.

Consta no site do PSXC na parte que tem seu estatuto:

"Art 1° – O Praça Seca Xadrez Clube neste Estatuto denominada doravante apenas PSXC, fundada em 15 de junho de 2002, na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, onde tem sua sede e foro, situada á rua Baronesa, 786 casa 10 (parte) Praça Seca – Jacarepaguá,-Rio de Janeiro -RJ, é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos de caráter esportivo, com personalidade jurídica distinta de seus associados, os quais não respondem solidariamente pelas obrigações contraídas."

Espero ter ajudado e nas minhas contas esse blog já tem mais de 100 leitores, somente as diretorias da FEXERJ e CBX passam dos seus 20 leitores.

Carlos
Quarta-feira, 18 Junho, 2008
Maiakowsky disse...
SIM, MUITO OBRIGADO MR.CARLOS!!
Quinta-feira, 19 Junho, 2008
Anônimo disse...
Prezado Maia,
Não sei quem é esse Sr. Rogério, acho que acusações são feitas com nome e sobrenome.
Esse elemento falta com a verdade em muitas coisas:
1ª jamais faltaria respeito ao Sr. Limp, ou ao Sr. Wagner Peixoto ( com quem me relaciono muito bem)
2º No tempo à frente do PSXC, encontramos uma sala precisando de várias reformas: pintamos a sala, colocamos divisórias, reformamos meses e cadeiras, etc. Além disso, popularizamos o clube ao lançar os Torneios de 25 min no aniversário do PSXC ( o do ano passado tinha 55 jogadores), copiado este ano por eles. Lançamos também a Oficina de Xadrez, que, por ser tão boa idéia, eles continuaram o projeto. Se isso é modesta administração, não sei, mas se todos ccoperassem, realmente, poderia ter feito muito mais!
3º O Sr. Salamon é meu amigo. Jamais falaria mal dele. Se o Sr Rogério não sabe, já jogamos (eu e Salamon) muitas partidas oficiais e ~pings regados à cerveja, com o ótimo humor que o caracteriza. Homem honrado cuja presença só enriquece o evento em que participa. Quanto ao Sr. Waldemar Costa, com quem tive alguns atritos, também é um homem honrado e acima de qualquer suspeita.
4º Não pode falar sobre eleição, ou qualquer coisa que o valha, pois nunca frequentou o clube (naquela época não havia fantasmas)
Só gostaria que o Sr. Rogério se identificasse, se é que existe, pois pode ser pseudônimo de uma outra pessoa.
Um Abraço,
Marco de Castro
Quinta-feira, 19 Junho, 2008
Elci Pereira Diniz disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
Quinta-feira, 19 Junho, 2008
Elci Pereira Diniz disse...
Prezado senhor Marco, você e todos que ao insinuar que existe fantasmas jogando torneios do PSXC, mais precisamente o Memorial Djalma Caiafa, me desculpe, você estão falando sim mal e muito Mal do Sr, Salamon que foi o Arbitro do Torneio, do Jornalista Waldemar Costa que foi o diretor do torneio e do MI Eduardo Limp que jogou e até mesmo empatou com algumas dessas pessoas que vocês insinuam serem fantasmas, falam mal do Wagner Peixoto do Eduardo Arruda e de todos os demais jogadores, o maior absurdo é que a CBX , fala que o Sr. Maia fez uma denuncia sobre isso, que não sei se ele fez, mais se fez deveria se retratar, e se não fez vir a publico dizer que não fez, e alem disso tive que encaminhar cópia da minha identidade para o Presidente da CBX, para provar que existo, coisas lamentáveis e absurdas.
Não sei os problemas políticos internos do PSXC, da FEXERJ e nem da CBX, e nem me importo com eles, mais jogar um torneio de xadrez e pessoas que não compareceram no local me acusarem de ser fantasma é absurdo e alem de tudo estão ofendendo a honra e a moral de varias pessoas e a mais atacada em tudo isso é o Diretor do Torneio e o Arbitro da Prova.
Que vocês toda hora afirmam que adoram.
Elci Pereira Diniz ( Não é Euci)
Quinta-feira, 19 Junho, 2008
Marco Coutinho disse...
Mais uma mentira em relaçaõ a mim: Em primeiro lugar, admiro o Sr. Waldemar Costa pelo trabalho que ele faz; em relação ao Salamon, este é um ícone do xadrez brasileiro e mundial, certamente, é uma figura exemplar; agora, quanto ao Arruda, somente o tempo dirá!
Admiro o amigo Maia permitir tais inverdades no seu conceituado blog.
Quarta-feira, 08 Abril, 2009 "

Como vimos, recordar e viver...

4 comentários:

Cezar Jacome disse...

Perdi dois amigos, o Hilvan ( companheiro na equipe da AXAMA que venceu o Interclubes classe B) e o Paulo, amigo e incentivador e alem de tudo fantástico contador de piadas.
Nosso clube mandará rezar missa pela alma dos dois amigos.
Acho o Maia realmente um cara instruído, mais voltar nesse assunto sem coerência, deve ser efeito de algum vinho espanhol já do Imperador e fato que a memória não é um de seus fortes e foi bom lembrar quem era o principal Arbitro dos IRTS que o Arruda fazia qdo era presidente da FEXERJ, e teve muita gente que parece ter perdido tb a memória e esqueceu que jogou algum deles.
Meu irmão, so colocando realmente as duas mãos na cabeça, um tríplice e forte abraço.
Cezar Cabral Jacome

Elci Pereira Diniz disse...

Obrigado pelo comentário.

Realmente precisamos colocar as duas mãos na cabeça.

Um triplice e forte abraço.

Elci Pereira Diniz

Anônimo disse...

A maioria não vai entender o que vcs estão falando.

A missa vai ser na proxima segunda na Igreja de N. Senhora de Aparecida.

Se alguém tiver o tel da filha do Paulo me manda.

O Neek já andava doente a algum tempo como o Catanhede Tb.

UM triplice forte e fraterno abraço.


Eduardo Alan

Renato Carvalho disse...

Como é bom que os irmãos vivam em união, tríplice e fraternal abraço a todos.